Com a crescente necessidade de reporting para as autoridades legais e reguladoras, bem como devido à entrada de empresas internacionais a operar em Portugal, tornou-se necessário assegurar que os sistemas de informação estão preparados para responder de uma forma sustentável. A ToInovate oferece um serviço que permite aos parceiros obter todas as Informações Financeiras e relatórios legais exigidos por Lei, directamente através do seu SAP ERP.
 
Atenta às exigências de mercado e a todas as contigências resultantes dos requisitos legais, a ToInovate possui vários anos de experiência na implementaçao do SAFT-PT em clientes. Estamos conscientes do impacto que as mudanças legais podem impor nos sistemas operacionais, e temos o conhecimento necessário para disponibilizar as alterações necessárias de uma forma rápida e qualitativa.
Através de mudanças suaves nos sistemas existentes, a ToInovate tem a solução para uma resposta imediata para cumprir os requisitos legais previstos no Decreto-Lei nº 238/2006, de Dezembro de 2006, artigo 115º - nº.8. Este modelo permite que as empresas cumpram os requisitos para obtenção de toda a informação dos serviços de inspecção e facilita o seu processamento. Com esta metodologia, a ToInovate evita a necessidade de auditorias especializadas nos diferentes sistemas, simplificando desta forma os procedimentos e acelerando a utilização de novas tecnologias

SAFT-PT Package

O SAF-T é um ficheiro que contém informação contabilista credível, para que possamos exportar a partir de um sistema contabilístico, num período específico, e desta forma ler em formato e layout uniformizado. Este ficheiro pode ser utilizado pelas Autoridades Fiscais locais com o objectivo de verificar a concordância com a Lei.
Para os Técnicos Oficiais de Contas, bem como para os colaboradores elegíveis para a gestão, o ficheiro SAF-T(PT), através da incorporação no seu conteúdo todas as facturações e contabilidade passível de tributação, tornar-se-á uma ferramenta fundamental para simplificar algumas das tarefas diárias.
A ToInovate está comprometida com o desenvolvimento de Soluções que disponibilizem aos seus parceiros o cumprimento dos requisitos legais e empresariais. Como resultado do SEPA (Single Euro Payments Area / Área Única de Pagamentos em Euros) introduzido em Janeiro de 2008, e no que diz respeito à execução de pagamentos dentro da UE, as fronteiras deixam de existir. As Organizações devem assim adaptar-se e inovar de forma a maximizar todos os benefícios operacionais e estratégicos que o SEPA permite, tais como:


  • Eficiências;
  • Harmonização das práticas administrativas e simplificação ;
  • Centralização e redução de custos organizacionais;
  • Fácil acesso a preços competitivos e serviços.


    Consciente das necessidades das Empresas que utilizam SAP, a ToInovate é o parceiro ideal para implementar a solução SCT (SEPA Credit Transfer / Transferências a Crédito SEPA).
     
    O novo Acordo Ortográfico de Janeiro de 2009, foi inicialmente adoptado apenas por alguns Meios de Comunicação. Em 2014, todos os Serviços, Organismos e Entidades Governamentais, terão que actualizar todas as suas comunicações tendo em conta o Acordo.
    O Acordo tem como objectivo terminar com as diferentes regras de ortografia; uma para o Brasil e outra para todos os Países de Língua Oficial Portuguesa. Através deste único Acordo uniformizado, a língua portuguesa irá aumentar o prestígio internacional e terá condições para se consolidar e expandir.
    Em ambiente SAP, existem desenvolvimentos que contêm mensagens, headlines, labels, e-mails e todos os outros conjuntos de textos necessários para a correcta apresentação de conteúdos.
    Devido à complexidade das regras de conversão, à abrangência dos objectos ABAP e ao elevado número de linhas de código nos sistemas, apenas poderá executar um processo de identificação e conversão utilizando ferramentas informáticas.

    O Processo

    Através da utilização de uma sequência de procedimentos analisamos, detectamos e convertemos o código fonte de objectos SAP:

    1. Extracção do código fonte - Identificar os objectos de análise e extracção de código para conversão: Sapscripts, Smartforms, relatórios ABAP, selection texts, Function Modules, mensagens de texto, etc.
    2. Conversão Técnica – Conversão automática do código fonte, de acordo com as regras do Acordo Autográfico.
    3. Gestão da conversão – Ferramenta interactiva utilizada para análise de resultados. esta ferramenta permite a análise e gestão dos processos adequados, desde o código original até ao código de conversão.
    Quando o Orçamento de Estado não é aprovado em tempo útil, as Instituições Públicas são forçadas a ajustar os seus sistemas de forma a operar com um Orçamento de Transição até à aprovação do novo Orçamento.

    Para a concretização deste objectivo, é definida uma versão do orçamento específico para o período do Orçamento de Transição. Este orçamento é assim iniciado e todas as operações são inicializadas tal como funciona o orçamento aprovado.

    Depois da aprovação do novo orçamento, é necessária a conversão de todos os movimentos do orçamento de transição para o novo orçamento.

    Para concretizar esta execução, a ToInovate definiu uma abordagem que disponibiliza uma Solução para cada necessídade específica, que permite:

    • Manutenção de todo o histórico de processos;
    • Disponibilidade das consultas para as várias versões dos orçamentos;
    • Flexibilidade na definição das regras de conversão;
    • Transparência total para os utilizadores finais;
    • Disponibilização de uma ferramenta de reclassificação orçamental.


     
    Anualmente, cada Organismo é responsável pela preparação do orçamento. É uma tarefa difícil e morosa, principalmente devido à ausência de ferramentas adequadas para este processo.

    O módulo SAP PSM oferece as funcionalidades para o planeamento orçamental. Através das parametrizações adequadas, é possível definir o processo de preparação do Orçamento e ajustar o sistema para as especificidades de cada Organismo.

    Vantagens


    • [list_li] Flexibilidade na definição de regras de derivação;
    • Controlo simples das versões de trabalho e manutenção do histórico;
    • Centralizar o acesso à Informação;
    • Possibilita análises comparativas entre ambiente de planeamento e real;
    • Utilização das funcionalidades do Excel de uma forma integrada;
    • Redução de tempo e esforço na preparação.